Ensino Fundamental

Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções se sucedem, incessantemente, em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas da atividade. Surgem, assim, novos problemas que exigem soluções sempre urgentes.
O Colégio Bela Vista preocupa-se em despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador como fundamentos de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto nos estudos.
A programação do Colégio envolve atividades variadas, com a finalidade de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos. Inclui a Educação Física e os jogos, a consciência ecológica, a educação sensorial, a socialização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade.
As atividades individuais e coletivas processam-se por meio de estudos dirigidos nas mais variadas áreas de estudo como, por exemplo, diante da Educação Artística – música, artes visuais, dança e teatro. E no âmbito extraescolar por meio de Estudos do Meio a locais que aproximem o aluno da natureza e das mais diversas manifestações culturais. Há, ainda, o desenvolvimento da comunicação pelos métodos da pesquisa, da entrevista, da aprendizagem de uma língua estrangeira, entre outros.

Recursos pedagógicos

Música: Piano e Flauta

Busca desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado diante do estudo da teoria musical, complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores clássicos e populares.
Professores especializados desenvolvem atividades direcionadas aos alunos que demonstram interesse e aptidão nessa área.

Artes Visuais

É uma aula onde os alunos encontram um ambiente propicio à criação e ao desenvolvimento do raciocínio lógico, da percepção espacial e da sensibilidade estética.

Inglês

O Inglês para crianças deve ser dinâmico, alegre e vivo. Deve despertar o gosto e o interesse dos alunos pelo idioma. Aos poucos, a criança se familiariza e assimila os elementos da nova linguagem, seguindo o mesmo processo de aprendizagem da língua materna. Primeiramente, tem contato com as palavras de forma passiva, ou seja, escutando e procurando associar o significado delas. O segundo passo é falar, depois ler e, por último, escrever.

Ciências

Os alunos, mediante as aulas práticas, encontram respostas às suas dúvidas e curiosidades sobre experiências científicas, reproduzindo fenômenos ao alcance de seus conhecimentos. Essas aulas têm por objetivo promover o primeiro contato dos alunos com noções de Física, Química e Biologia.

Língua portuguesa

Matemática

Em Matemática, o termo “laboratório” sugere a manipulação de materiais concretos, relacionados com o cotidiano dos alunos, como forma de introduzir a assimilação de conceitos abstratos, evitando a mecanização de técnicas, sem que haja uma real compreensão desses conceitos. Esses laboratórios são inúmeros, realizados várias vezes por semana, e antecedem todas as matérias trabalhadas em sala de aula, com a utilização de uma pasta de jogos, especialmente elaborada para esse fim. Esse grande aliado na aprendizagem vem como complemento no material pedagógico do Sistema de Ensino Objetivo.

Lego Zoom

Informática

Por meio do computador, o aluno entra em contato com programas complementares ao trabalho desenvolvido em sala de aula, nas diferentes disciplinas.

Passeios Pedagógicos

Periodicamente, os alunos têm oportunidade de visitar locais que propiciam um enriquecimento experimental dos temas vistos em sala de aula. Para tanto, são realizados passeios a fazendas, visitas a indústrias e museus, parques, jardins, centros de pesquisa científica, espetáculos teatrais etc.

Festas de Formatura

O Colégio Bela Vista realiza, todos os anos, as festas de formatura para os alunos do Pré II e do 5º Ano do Ensino Fundamental. São festas inesquecíveis, com a participação dos alunos, pais, professores, funcionários e direção.
O evento é planejado e executado também pelos alunos, que dançam, cantam, dramatizam e vivenciam com emoção todos os momentos da festa.

Educação Física

Visa o desenvolvimento corporal completo, por meio de jogos e atividades orientadas. Nessa área, o que se pretende é educar corporalmente o estudante, ensinando-o a andar, correr, pular, respirar, alimentar-se etc. O interesse é conscientizá-lo a buscar uma melhor qualidade de vida, além de propiciar a interação social por meio dos jogos de equipe.

Projeto de Incentivo à Leitura

Na tentativa de despertar, cada vez mais, o interesse dos alunos pelo fabuloso mundo da Literatura e desenvolver sua competência linguística, o Colégio Bela Vista promove diversos programas de leitura, tais como a “Projeto Agentes da Leitura”, oficinas e produções de textos.