Projetos - Colégio Bela Vista
15633
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-15633,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Nossos Projetos

Educação Financeira

Descobrindo o Caminho dos Sonhos

É um projeto de educação financeira e empreendedorismo que ensina o aluno a poupar para realizar sonhos!

Este projeto, além de envolver a transversalidade (Sustentabilidade, Cidadania, Empreendedorismo) e interdisciplinaridade, possibilita ao aluno estabelecer relações entre a Educação Financeira e as diversas áreas do conhecimento, por meio de ferramentas da metodologia Coaching.

O projeto é inovador, pois envolve toda a comunidade em relação à importância da Responsabilidade Social em Influenciar a Sociedade da Seriedade da Educação Financeira nas Escolas.

O Projeto Descobrindo o Caminho dos Sonho tem como benefício incentivar a criança a traçar metas para realizar sonhos, por isso, a classe elenca um sonho e cada criança participa com uma carteira, depositando pagamentos regulares.

E assim, as crianças podem ver o saldo ao final de cada mês, crescendo no cofrinho, para perceberem que a economia aumenta de forma conjunta e, dessa maneira, podem realizar sonhos de curto, médio e longo prazo.

Esse é um bom método para as famílias incentivarem os filhos, demonstrando ao seu filho o valor de poupar para realizar sonhos.

carteiro

Gratidão – Carteiro Enchedor de Balde

Trabalhamos com nossos alunos valores como respeito, solidariedade, amizade e gratidão. Neste projeto visa-se a sociabilização e a interação entre as crianças, que escrevem cartas para seus colegas semanalmente e demonstram todo o carinho e afeto.

Temos como objetivo mostrar aos alunos que o indivíduo ganha quando ele “enche” o balde de alguém com respeito mútuo, cooperação, não só para ele, mas para todo o grupo onde está inserido. Todas as salas realizam o correio da amizade com lindas mensagens para todos do Colégio.

Atualmente, as crianças estão ansiosas devido à estimulação das novas tecnologias. Por isso, precisamos ensiná-las a ouvirem e falarem de sentimentos e emoções. Com esse projeto almejamos empoderá-las com âncoras de fortalecimento emocional. As crianças necessitam compreender que todos temos sentimentos que podem ser compreendidos e vivenciados, e que quando conseguimos falar dos nossos sentimentos nós refletimos e adquirimos novas atitudes.

Sem dúvida, o objetivo do projeto é a autoeducação da criança, para que ela adquira confiança e ressignifique aos poucos suas crenças.

sustentabilidade

Empreendedorismo e Sustentabilidade

Os alunos do integral confeccionam e produzem itens de artesanato, brinquedos, utilidades diversas, bijuterias com materiais recicláveis e sucata. Com estas atividades, os alunos desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, trabalham a concentração e a coordenação motora e aprendem que podem confeccionar seus próprios brinquedos e trabalhar em equipe.

Nos eventos do Colégio, os itens produzidos são vendidos e o dinheiro arrecadado é utilizado para realizar sonhos dos alunos do período integral.

coaching alunos

Coaching para crianças

No Colégio trabalhamos, diariamente, o coaching, uma ferramenta muito importante e muito eficaz na resolução de conflitos, onde os alunos podem e devem falar de seus sentimentos e também participar do desfecho dos conflitos, dando ideias e contribuindo para a harmonia do grupo.

Temos o professor como mediador nestas situações, para orientar e auxiliar todos os alunos a encontrarem a melhor solução, estimulando-os desde pequenos a entenderem a consequência dos seus atos, o certo e o errado e também como eles devem proceder nas diversas situações do dia a dia.

leitura

Agentes da leitura

Toda semana, os nossos alunos levam para casa um livro e uma pasta de atividades para serem realizadas com a família, a fim de aguçar e incentivar a leitura.

A criança, o jovem e o adulto podem desenvolver o gosto pela leitura, mas para que o ato de ler seja prazeroso é necessário o manuseio de diferentes livros, que despertem o interesse do leitor. A leitura tem que vir acompanhada da satisfação e deve representar o caminho da sabedoria, ou a forma de acordar o espírito para a reflexão, tornando-se um verdadeiro espaço de liberdade, de imaginação e, consequentemente, fonte de conhecimento.

Cada turma tem seu acervo interno, com uma grande variedade de títulos que serão entregues aos alunos semanalmente.

brinquedo

Dia do Brinquedo

Acreditamos na importância do brincar, os alunos participam de diversas atividades lúdicas apresentando em suas atividades pedagógicas recursos, como:

1. Brinquedos diversos – (bolas de sabão, boliche, piscina de bolinhas, amarelinha, corda, basquete, peteca, bonecas com carrinhos, pula-pula, castelo, entre outros);

2. Brinquedos pedagógicos – quebra-cabeça, brinquedos de encaixe (jogos de letras, números, cores, formas geométricas, objetos e animais), nos parques (escorregadores, gangorras, piscina de bolinha, entre outros). Portanto, uma escola estruturada para desenvolver atividades recreativas.

Para a nossa realidade, o envio de brinquedos de casa torna-se indispensável, mas toda criança sente a necessidade de apresentar aos seus colegas o seu brinquedo favorito e aliado a isso também entendemos a importância de trabalhar a partilha e a socialização das crianças. Por isso, temos o Dia do Brinquedo – um dia na semana em que o aluno deverá trazer seu brinquedo favorito.

Sebrae

Jovem Empreendedor

O Colégio Bela Vista, em parceria com o Sebrae, oferece o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, promovendo um aprendizado lúdico. O curso possibilita que a criança desenvolva desde cedo habilidades e comportamentos empreendedores.